(31) 3222-5776 | (31) 2511-2099 Biblioteca Virtual

Lipídeos e saúde capilar – Trabalho da aluna Edna do Carmo Gonçalves

Lipídeos e saúde capilar

Trabalho realizado pela aluna, Edna do Carmo Gonçalves da turma de Imagem Pessoal (Noite) para a disciplina de Nutrição.

Texto revisado pela profa. Eloá dos Santos Freitas

O cabelo possui diversas funções, como proteção contra a radiação solar, composição da moldura do rosto, embelezamento do indivíduo, bem como demonstrar crenças e ideologias. A produção da haste capilar é dependente dos alimentos consumidos, permitindo a produção de queratina, gordura e outras substâncias necessárias à saúde do cabelo.

Um dos nutrientes essenciais à saúde dos cabelos são os lipídeos. Apesar de ser considerado como vilão na perda de peso e na apresentação de inúmeras doenças, os lipídeos (óleos e gorduras) possuem inúmeras funções no nosso corpo, como: fornecimento de energia; impermeabilizante dos cabelos, absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis (K, D, A e E), formação de células, entre outros.

Os lipídeos podem ser classificados de acordo com a sua formação química. Os lipídeos saturados, ou gorduras, normalmente são oriundos de alimentos animais (carnes, leite, queijo, ovos, entre outros). O seu excesso está associado à obesidade, aumento do colesterol, oleosidade excessiva da pele entre outros. O seu consumo deve ser controlado para se evitar diversas patologias.

Os lipídeos insaturados são principalmente, os óleos provenientes de fontes vegetais, como o óleo de linhaça, girassol, azeite, entre outros. A sua deficiência na dieta causam, entre outras patologias dermatite, queda de cabelo, caspa e despigmentação dos fios (cabelos brancos).

Vários são os cosméticos no mercado nacional ou internacional que contém tal nutriente em sua formulação, direcionados a tratamento e hidratação de pele e cabelo. Extraído do fruto da Argania Spinosa, uma árvore marroquina, o óleo de Argan, por exemplo, é um produto natural extraído da pressão de amêndoas. Por ser um lipídeo, o óleo de Argan é rico em vitamina A e vitamina E, com grande ação antioxidante. Além disso, estas vitaminas evitam o ressecamento e o envelhecimento das fibras capilares. Este produto também é rico em Omega 3 e Omega 6, que melhoraram a elasticidade do fio do cabelo, hidratam, revitalizam os fios, além de auxiliar na regeneração da pele, ser antisséptico e fungicida.

 

O segredo, portanto, é equilibrar o consumo de lipídeos insaturados (de origem vegetal) e saturados (origem animal), para garantir a saúde dos cabelos.