(31) 3222-5776 | (31) 2511-2099 Biblioteca Virtual

Flavonoides e saúde capilar – Trabalho da aluna Grasielle Elise A. A. Freitas .

Flavonoides e saúde capilar

Trabalho realizado pela aluna, Grasielle Elise A. A. Freitas da turma de Imagem Pessoal (Tarde) para a disciplina de Nutrição.

Texto revisado pela profa. Eloá dos Santos Freitas

Com a ocorrência de diversas mudanças socioeconômicas, como exigências do mercado de trabalho, saída da mulher para trabalhar em período integral, aumento do poder aquisitivo, entre outras, houve uma imensa modificação no consumo de produtos, principalmente na compra de alimentos.

Em decorrência destas mudanças, o mercado da alimentação transformou-se, onde o consumo de fast-foods e alimentos industrializados são cada vez mais presentes na vida de todas as famílias. O consumo destes alimentos ricos em gorduras, carboidratos simples, conservantes, corantes e diversos aditivos, em conjunto com um estilo de vida cada vez mais precário, podem trazer diversos malefícios à saúde dos indivíduos.

Em contrapartida aos maus hábitos alimentares, os alimentos funcionais vêm ganhando espaço nas mídias e nas compras de muitas pessoas. Alimentos funcionais são aqueles que possuem, além dos nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais), um composto capaz de auxiliar na prevenção de doenças crônicas e distúrbios estéticos.

O vinho, chá verde, mel, diversas frutas e verduras, por exemplo, são ricas em flavonóides, um composto bioativo de diversas plantas. Os flavonoides são capazes de agir como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento e morte precoce das nossas células, que pode ser causada por dietas inadequadas, como descritas anteriormente.

No geral, o consumo de alimentos ricos em flavonoides aumenta a resistência capilar, aumentam a absorção de vitamina C e tem ação anti-inflamatória.

Assim, os flavonóides presentes na uva estimulam a circulação de sangue no couro cabeludo, induzindo a chegada de mais nutrientes ao fio, fortalecendo e promovendo o crescimento dos mesmos. O consumo de um cacho desta fruta ou um cálice de vinho por dia já consegue suprir a necessidade de flavonoides. O chá verde possui uma ação semelhante à uva, mas com o benefício de hidratar os fios e reduzir o aparecimento dos fios brancos. Três xícaras diárias deste chá, para indivíduos saudáveis, já é o suficiente para o organismo.

Apesar dos benefícios dos flavonoides na saúde do cabelo este composto não age sozinho. Para um bom resultado deve-se ter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.