As DISCROMIAS (dis – disfunção/cromia – cor) são alterações pigmentares que ocorrem na pele, cabelos e pelos. As manchas hipercromicas (escuras) são decorrentes do excesso de melanina (substância produzida por células especiais chamadas melanócitos, cujas funções são dar cor e proteção à pele).
Podem ser causadas por fatores endógenos (disfunções hormonais, gravidez, medicamentos e alimentação) ou exógenos (uso inadequado de cosméticos e radiação solar). Os tratamentos indicados são Peeling químico, Peeling de cristal, Peeling de diamante e clareadores (indicação médica).
O Peeling químico é o tratamento realizado com um ou mais agentes esfoliantes (ácido mandélico 20%, esfoliantes faciais), resulta na destruição de partes da epiderme (camada superficial da pele) seguida pela regeneração do tecido. Indicado para clareamento de manchas, sequelas de acne, acne ativa, foliculite de barba e envelhecimento cutâneo.
O ácido mandélico 20% é indicado para fototipos 4 a 6, não possui risco de hiperpigmentação tardia, descamação da pele limitada. O tratamento é realizado 1x por semana ou quinzenalmente.
Não deixar de lado para melhores efeitos os cuidados diários com a pele, a hidratação adequada, o uso do protetor solar, a alimentação balenceada e atividade física regular são essencias para saúde e beleza da pele.