Nos últimos anos a moda de cabelos lisos tem sido dominante no mercado da beleza, para isso o uso da chapinha se tornou indispensável em grande parte dos casos. O que se observa nos cabelos das adeptas é que muitas vezes a fibra capilar sofre conseqüências diversas devido ao mau uso e descuido na hora de utilizar a chapinha para alisar os cabelos.
Existem diversos tipos de pranchas disponíveis no mercado, como as que possuem placas cobertas de titânio que facilitam o deslizar e alcançam temperaturas de até 230 graus. Devido à alta temperatura a chapinha de titânio deve ser passada menos vezes no cabelo. Há ainda as que são de cerâmica, cromo e as que possuem íons negativos que inibem as cargas positivas que provocam o efeito arrepiado nos fios.
Para que se tire o melhor proveito dos benefícios da chapinha, no entanto é necessário ter alguns cuidados:
- Faça uma escova bem lisa com os cabelos protegidos por um bom defrizante a base de silicones e não oleoso para não pesar os fios
- Jamais seque os cabelos com a chapinha, pois a mesma foi criada com o intuito de finalizar e conservar a escova.
- Se você já tiver cabelos lisos e desejar apenas modelar, seque totalmente os fios antes de pranchá-los.
- Passe a chapinha no máximo duas ou três vezes nos cabelos, com movimentos contínuos e sem interrupção, pois se a prancha permanecer parada em algum ponto dos cabelos poderá ocorrer a queima dos fios.
- Jamais encoste ou aproxime da pele e orelhas.
- A hidratação deve ser feita antes do uso da chapinha, pois o calor excessivo retira parte da água dos fios tornando-os ressecados e sem brilho.
- Não use nenhum tipo de óleo antes do processo, pois isso pode acabar fritando os cabelos e ressecando-os ainda mais.
- Passe a chapinha em mechas finas de no máximo 1 cm de expessura para que se tenha o melhor resultado, sem passadas repetidas, o que acaba torrando os fios ao longo do tempo.
- Jamais repita o processo nos cabelos sujos e oleosos, pois com isso estará fixando a sujeira nos fios além de tirar o brilho e a maciez.
- A chapinha foi feita para uso profissional e o cabeleireiro é o mais indicado para realizar o processo com toda segurança e ainda indicar o tratamento mais adequado para manutenção do brilho e saúde dos cabelos.
Com esses cuidados você terá seus cabelos lisos e saudáveis com um balanço natural.
José Junior é Biólogo e professor de prática profissional do curso
Imagem Pessoal do Centro de Formação Técnica Bom Pastor