A forma pela qual nos comunicamos define a imagem que as pessoas têm a nosso respeito, por isso é de extrema importância conhecer e dominar a arte de falar em público. Esta, por sua vez, é por excelência um ato de comunicação, que pode significar tanto um discurso voltado a uma grande platéia bem como uma reunião de negócios entre duas pessoas.
A comunicação é uma ferramenta fundamental para definir a qualidade das relações profissionais e sociais. Quem detém a habilidade de comunicar-se bem consegue fechar negócios e angariar parceiros comerciais, conquista bons amigos e atinge seus objetivos e metas.
Todavia, não podemos ignorar que a maioria das pessoas apresenta dificuldades no processo comunicacional, haja vista os conflitos que ocorrem entre casais, parceiros comerciais, familiares e colegas de trabalho. Neste sentido, para pensarmos em intervenções com vistas a superar as falhas de comunicação, é necessário considerar todos os elementos que a compõem: o clima da interação, a linguagem verbal, as expressões faciais, os gestos corporais e o padrão de relacionamento dos interlocutores.
Ao retornarmos nosso foco ao contexto da apresentação em público, é válido destacar que essa situação, assim como as que foram mencionadas acima, depende de uma série de fatores para que possa transcorrer de forma eficaz. Dentre eles está a preparação básica pela qual orador precisa passar, pois a mesma necessita de uma boa dose de racionalidade e planejamento.
Diferentemente do que muitos pensam, a habilidade do bom orador não está relacionada a um dom natural, mas sim ao investimento realizado por meio do treino e persistência. No que se refere ao treinamento é importante destacar alguns itens que o constituem: devemos aprimorar o domínio do idioma, trabalhar o medo e a ansiedade, desenvolver a dicção e a pronúncia, submeter-se a situações de apresentação com freqüência, entre outros.
A disciplina de “Técnicas de Apresentação em Público” ministrada nos cursos técnicos em “Imagem Pessoal” e de “Estética Corporal e Facial” garante o desenvolvimento da capacidade de auto-avaliação do profissional que irá aprender a refletir sobre seus próprios atos e posturas no momento da apresentação em público.
Além disso, a disciplina proporciona ferramentas e estratégias para possibilitar a melhora de sua capacidade de expressar idéias e pensamentos, bem como a estabelecer relacionamentos interpessoais mais saudáveis. Ao dominar e aprimorar as referidas estratégias o profissional se tornará qualificado para alcançar o sucesso profissional.
Ricardo Moreira Pedrosa – Professor de Psicologia e Técnicas de Apresentação em Público do Centro Técnico Elza Rocha Rodrigues