(31) 3222-5776 | (31) 3422-6822

Vitamina A e saúde capilar – Trabalho da aluna Rosa Margali Santos Viana.

Vitamina A e saúde capilar

Trabalho realizado pela aluna, Rosa Margali Santos Viana da turma de Imagem Pessoal (Manhã) para a disciplina de Nutrição.

Texto revisado pela profa. Eloá dos Santos Freitas

Cada vez mais os indivíduos estão se importando com a estética do corpo e cabelo, mas esquecem de que a base para a estética perfeita é a alimentação. Buscam-se apenas bons cosméticos, uso de maquiagem, roupas, sapatos e acessórios. Porém, o consumo adequado dos diversos nutrientes que promoverá o aporte para a produção de células saudáveis e, consequentemente, um corpo bonito e fios capilares nutridos.

Os nutrientes são substâncias que atuam no organismo, gerando energia, ajudando no crescimento e manutenção do nosso corpo. São considerados nutrientes as proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais, água e vitaminas. A vitamina A, por exemplo, é um nutriente que se mistura a óleos e gorduras, que deve ser consumida em pequenas quantidades, mas que é essencial à saúde do corpo e cabelos.

Esta vitamina é encontrada principalmente nos ovos, leites e derivados, fígado e vegetais alaranjados e amarelos. Quando consumida de forma adequada, a vitamina A promove a hidratação dos cabelos, pois trabalha na síntese de gordura do couro cabeludo, mantendo a água dentro do fio. Além disso, esta vitamina estimula o crescimento da haste capilar e atua como antioxidante (combatendo o envelhecimento das células). A sua deficiência pode levar à descamação da pele e couro cabeludo, sendo associada à doenças como caspa e dermatites.

Atualmente, muitos consultores de beleza indicam o uso de um medicamento veterinário à base de vitamina A, misturados a xampus para o crescimento do cabelo. Este medicamento (Monovin A®) é utilizado de forma injetável em cavalos para diminuir as doenças oculares e promover a saúde dos pelos dos animais. Porém, seu uso tópico no couro cabeludo, misturados a xampus, não possui efeito benéfico no crescimento dos fios em seres humanos. O crescimento da haste é estimulado pelas massagens realizadas durante o ato de lavar o cabelo, e não por causa da absorção desta vitamina. Além disso, o Monovin A® é uma fórmula oleosa, que pode aumentar muito a produção de sebo no cabelo, causando alopecias e dermatite seborreica. A ingestão oral deste produto é ainda pior, pois pode causar a intoxicação do organismo humano, possibilitando o aparecimento de dores de cabeça, náuseas, desmaios, entre outros.

 

Assim, apenas o consumo dos alimentos fontes de vitamina A são capazes de auxiliar na saúde dos fios, sendo o seu uso em xampus ou cremes não indicado. Temos que ter uma alimentação saudável, baseada na qualidade dos alimentos. Ou seja, devemos comer de tudo e, não tudo!