Trabalho de visagismo dos alunos do curso básico de cabeleireiro

O professor e gerente do curso de Cabeleireiro da Unidade Tupinambás, Ledemilson Valentim, propôs a realização de um trabalho demonstrando a aplicabilidade do Visagismo no curso básico. “Muitos dos conceitos de Visagismo são utilizados no dia a dia por nossos alunos e esse trabalho exemplificou muito bem como a análise ampla do cliente e a utilização de recursos técnicos podem beneficiar a imagem pessoal.”

A cliente modelo J. chegou ao salão escola com cabelos longos tingidos de cor escura e franja média, já havia usado escova progressiva e o cabelo estava muito mal-tratado. Bem extrovertida, apresentando vestuário despojado, estatura média e rosto losangular, J. queixava-se de sua “cara de menina” e queria uma imagem mais moderna, dizia-se “cansada da padronização dos cabelos longos e escuros”.

Pode-se dizer que o cabelo é o cartão de visitas do indivíduo, o corte de cabelo e a coloração têm importante significado no visual como um todo. Um corte Chanel curto reto, por exemplo, em cores frias, transmite uma certa seriedade, elegância e tradicionalismo, já um corte mais desconectado transmite um ar de modernidade, descontração e jovialidade. Por isso a escolha do corte e da cor envolve uma análise bem cuidadosa de cada cliente.

Os aspectos considerados acima fazem parte de uma abordagem visagista que considera o cliente de uma forma global, enfatizando “o que ele pretende expressar com sua imagem e como isso pode ser feito da melhor forma segundo suas características particulares”. O contexto de vida, o trabalho, a personalidade, as crenças, enfim, a imagem reflete quem é esse cliente e o que ele quer dizer aos que o cercam.

Para atender ao caso de J., antes do início da transformação,  foi feita avaliação do cabelos e depois um tratamento para recuperação do fio. Com os cabelos preparados,  foi indicado o corte curto Chanel reto, mantendo a franja, com mechas vermelhas, intensificadas com o louro escuro vermelho irizado. A escolha do tipo de corte foi feita com a intenção de dar mais estrutura e estabilidade, um visual “mais experiente”.

As cores selecionadas dariam o toque moderno, seguindo as tendências do inverno. Para finalizar o trabalho de Visagismo as alunas do Curso de Maquiagem concluíram a produção. A cliente considerou o resultado perfeito e disse estar saindo da escola se sentindo “com certeza, mais mulher”.

E para os alunos que realizaram o trabalho foi reforçada a visão de como o “ouvir e considerar” as intenções do cliente, somado aos conhecimentos teóricos e práticos disponíveis aos profissionais da beleza, como o Visagismo, contribuem no resultado e consequentemente na melhoria da autoestima e satisfação com o serviço prestado.