Muita gente não faz ideia dos benefícios que a vitamina C provoca no organismo. Seus efeitos vão muito além da prevenção contra resfriados.
A vitamina C tópica, tem alta ação antioxidante, atua inibindo a cascata de radicais livres na pele, possui também potencial no estímulo da síntese de colágeno, o que favorece a manutenção e recuperação da jovialidade. Além disso, possui ação clareadora, promovendo aspecto iluminado e uniforme. Seu uso contínuo torna a pele firme, resistente, macia e saudável.
A vitamina C é um ativo muito vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. Por isso, a embalagem dos cosméticos que contêm o ativo faz toda a diferença. As mais indicadas são as que têm válvulas do tipo pump (de apertar, porque evitam o contato com o ar). Mas isso não significa que as outras não sejam seguras, pois há maneiras de preservar suas propriedades incluindo ingredientes na formulação.
Algumas pessoas ficam na dúvida entre a vitamina C industrializada e a manipulada. As duas versões podem ter formulações que protegem a integridade dos ativos, assim como uma embalagem segura. No caso do manipulado, há opções de produtos que apresentam uma boa estabilidade como, por exemplo, o Ascorbosilane C, que é uma vitamina C associada ao silício orgânico que possibilita que o ativo permeie as camadas da pele e tenha uma ação mais efetiva.
A ingestão de vitamina C também é válida, mas seu uso tópico aumenta sua eficácia. Portanto, anote as fontes de vitamina C: frutas cítricas, morango, kiwi, acerola, brócolis, couve, rúcula, abacaxi, cajú, goiaba, papaia, maçã, pera, batata doce, tomate, entre outras.