Com a gravidez as mulheres precisam ter cuidado dobrado com as mudanças na pele devido às alterações nos hormônios. O que geralmente acontece na pele são as manchas escuras e as tão indesejáveis estrias. Além desses problemas comuns nas gestantes, há a questão de segurança no uso de produtos. Poucos são os que podem ser usados livremente. Para evitar problemas é indicada a leitura dos rótulos, verificando se há algum componente restrito ao uso de gestantes. Além disso, tinturas, alisamentos e progressivas devem ser restritos nesta fase, pois não há dados científicos que garantam a segurança de mulheres grávidas.
A preocupação quanto ao uso de cosméticos por gestantes, se deve ao fato de que muitas substâncias presentes nas formulas podem ser absorvidas pelo o corpo e cair na corrente sanguínea. De acordo com médicos, os riscos com cosméticos em gestantes são baixos, desde que sejam seguidas as recomendações do rotulo, que comunica qualquer restrição à gestação e a forma correta de uso. Assim não haverá risco para a segurança da mãe e do feto.
Mas produtos de uso profissional como: tinturas e alisamentos são contraindicados, pois não há estudos que comprovem sua segurança. Produtos para tratamento de celulite, acne e manchas também não são recomendados nesse período, pois a eficácia será prejudicada.
Entretanto, podem ocorrer reações alérgicas, como em qualquer pessoa. Por esse motivo o uso de novos cosméticos ou de muitos cosméticos deve ser avaliado.
Tinturas de cabelo: Deve-se evitar especialmente no primeiro trimestre de gestação, período em que os órgãos do feto ainda estão em formação.
Quanto aos tonalizantes, não há um acordo se podem ou não ser usados. Segundo a coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia, Denise Steiner, pelo fato da tintura fixar o pigmento somente na parte externa do cabelo não há problemas no uso. Já de acordo com Flavia Addor, a proibição de tinturas permanentes se estende aos tonalizantes.
Mesmo assim, ambas dermatologistas confirmam que o principal é seguir o pré-natal e não iniciar nenhum processo de tratamento cosmético sem orientação durante este tempo. Até mesmo porque a gravidez é benéfica para os cabelos, pois o alto nível de hormônios no período da gestação faz com que os cabelos fiquem mais brilhantes e sedosos e que cresçam mais rápido.
Pele: Na pele de mulheres grávidas é comum o aparecimento de manchas, estrias, pintas e aumento da sensibilidade. Isso acontece porque o aumento de hormônios influencia indiretamente a melanina e a síntese de colágeno.
Para se prevenir das manchas é indicado o uso de protetores solares, mas o uso de clareadores ou procedimentos como peeling, só podem ser utilizados após o parto, exceto em casos específicos onde fica a critério dos médicos. Hidratantes corporais também podem ser usados.
Enfim, as grávidas podem se cuidar com toda segurança e conforto do início ao fim da gestação com produtos próprios ou recomendados pelo médico dermatologista e sob orientação de um bom profissional cabeleireiro ou esteticista.