Célula 3D – Construção de um modelo tridimensional de uma célula animal

As turmas do Módulo I do curso Técnico em Estética realizaram, no mês de fevereiro, a representação de uma célula animal em três dimensões. O projeto coordenado pelo professor de Biologia, Carlos Henrique de Faria Vasconcelos, teve como objetivo ajudar os alunos a visualizar o mundo microscópico das células e desenvolver a capacidade de imaginar uma realidade de difícil observação e que nem sempre faz parte do seu cotidiano. Cada aluno teve que construir um modelo tridimensional de célula eucariótica animal, buscando representar de maneira clara as diferentes organelas e seu funcionamento integrado.

Para elaborar seu modelo, os alunos foram estimulados a explorar ao máximo sua capacidade criativa, valendo-se dos mais variados materiais e objetos na realização dessa construção. Dessa forma, várias foram as representações que utilizaram massa de modelar, gelatina, isopor, gel de cabelo e missangas. Contudo, também mereceram destaque os estudantes que escolheram montar seus modelos com materiais reciclados e descartáveis.

Por fim, a fim de complementar os trabalhos, os alunos também produziram um pequeno texto, com linguagem científica e compreensível, descrevendo a participação conjunta de diferentes organelas envolvidas nas atividades que a célula realiza.

Dessa forma, através de uma construção lúdica, foi possível tornar mais a compreensão da estrutura e do funcionamento de uma célula viva.

Turma Estética 1 - 2014-02-12

Turma Estética 2 - 2014-02-12